Esse ano, a celebração do Lava Pés, na Quinta-feira Santa (17), terá uma simbologia especial: os doze apóstolos serão representados por recicladores e ambientalistas da comunidade. A escolha está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025 da CNBB, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral: Cuidar da Criação é Cuidar da Vida” .
A cerimônia, que ocorrerá durante a Missa da Ceia do Senhor, busca destacar a importância da preservação ambiental e reconhecer o trabalho essencial dos profissionais que atuam na coleta e reciclagem de materiais. Ao lavar os pés desses representantes, o celebrante Padre Manoel Filho enfatiza o serviço, a humildade e o cuidado com a Casa Comum, valores centrais da fé cristã e da campanha deste ano.
A celebração será aberta a toda a comunidade e acontecerá às 19h30 na igreja matriz da Paróquia Ascensão do Senhor, no CAB. “Todos são convidados a participar deste momento de fé, reflexão e compromisso com a justiça socioambiental”, afirmou Padre Manoel Filho.