Um ataque israelense atingiu um estúdio da TV estatal Radiodifusão da República Islâmica do Irã (IRIB), localizado em uma área comercial da capital iraniana, Teerã, nesta segunda-feira (16). A explosão, que atingiu parte do centro da capital, ocorreu em meio a uma nova série de bombardeios israelenses no Irã.
Segundo informações de agências internacionais, o ataque ocorre após o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarar que a televisão e o rádio estatais iranianos estavam “prestes a desaparecer”.
“O megafone de propaganda e incitação do Irã está prestes a desaparecer”, disse Katz em um comunicado enviado nesta segunda. “A retirada dos moradores próximos já começou.”
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a explosão atinge o complexo de comunicação da IRIB, enquanto a apresentadora estava ao vivo na TV criticando Israel antes de ser vista saindo da transmissão ao vivo.
Após o retorno do sinal, a IRIB retomou sua transmissão ao vivo do bombardeio e emitiu um comunicado afirmando que Israel quer calar o Irã.
“O regime sionista, inimigo da nação iraniana, realizou há poucos minutos uma operação militar contra a rede de notícias da República Islâmica do Irã”, declarou Hassan Abedini, alto funcionário do serviço de radiodifusão IRIB. “Esse regime (Israel) ignora o fato de que a voz da Revolução Islâmica e do grande Irã não será silenciada por uma operação militar.” As informações são do O Globo.