A primeira edição do Mutirão de Atendimento às Vítimas de Racismo e Intolerância Religiosa contabilizou 285 atendimentos nos dias 29 e 30 de julho, na Estação da Lapa, em Salvador. A ação reuniu equipes da Polícia Civil da Bahia, da Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).
A Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin) registrou 18 boletins de ocorrência, realizou 40 oitivas, forneceu 35 orientações gerais e aplicou 32 questionários de avaliação de atendimento. Pela Sepromi, foram aplicados 14 questionários, feitas 50 orientações sobre denúncias e violências correlatas e realizados 10 encaminhamentos ao Núcleo de Psicologia do Centro de Referência Nelson Mandela.
Já a Defensoria Pública prestou 86 atendimentos jurídicos gratuitos e especializados. Além do acolhimento direto às vítimas, o mutirão promoveu atividades educativas com distribuição de materiais informativos e ações de conscientização sobre diversidade, discriminação e garantia de direitos.
De acordo com os órgãos envolvidos, o objetivo da iniciativa foi ampliar o acesso à justiça, oferecer escuta qualificada e fortalecer a rede de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, com atuação integrada e humanizada.
Casos desse tipo podem ser denunciados em qualquer unidade da Polícia Civil na Bahia. Em Salvador, a Decrin funciona na Rua Padre Luiz Figueira, no Engenho Velho de Brotas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. Os telefones são (71) 99637-8289, 3450-1111, 3450-2016, 3450-7317 e 3450-7511.
O Centro de Referência Nelson Mandela também oferece acolhimento e orientação. A unidade está localizada na Avenida Manoel Dias da Silva, nº 2177, Pituba, com funcionamento das 9h às 12h e das 14h às 18h. O telefone é (71) 3117-7448.