A Polícia Civil da Bahia deu apoio operacional à Polícia Civil de São Paulo na Operação Golpe da Sorte, deflagrada nesta quarta-feira (12), para cumprir mandados de busca, apreensão e bloqueios judiciais relacionados a um esquema de lavagem de dinheiro e estelionato. A ação foi realizada em cooperação com as Polícias Civis dos estados da Bahia, São Paulo, Paraná, Goiás e Santa Catarina.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades paulistas de São José dos Campos, Rio Claro, Nova Odessa e Atibaia, além de Salvador (BA) e Londrina (PR). Durante as diligências, foram apreendidos R$ 300 mil em espécie, 30 mil dólares, 25 mil euros, 20 celulares, quatro computadores, um veículo, um tablet, HDs, pendrives e diversos documentos.
Foram ainda bloqueadas 23 contas bancárias vinculadas aos investigados, cada uma com valores que somam R$ 74,75 milhões.
As investigações começaram após a denúncia de uma idosa vítima do golpe do bilhete premiado, revelando um sofisticado esquema criminoso interestadual. Os autores simulavam prêmios milionários e induziam as vítimas a realizar depósitos expressivos em contas de terceiros. A análise financeira identificou uma rede estruturada de lavagem de dinheiro, com movimentações em casas de câmbio, operações fracionadas e conversão em criptoativos.
A operação foi coordenada pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São José dos Campos (SP), vinculada ao Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 1), com apoio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil da Bahia, que atuou em Salvador.
Durante o cumprimento dos mandados, houve prisões em flagrante na cidade de Rio Claro (SP), onde investigadas foram encontradas utilizando documentos falsos.


