Ação do Corais de Maré conscientiza estudantes de Ilha de Maré sobre a importância do ambiente marinho

Crédito da imagem: Foto de Divulgação

Patrocinado pela Braskem, o Corais de Maré Vai à Escola passará por quatro unidades da rede municipal, beneficiando diretamente mais de 270 alunos.

O projeto Corais de Maré, que utiliza tecnologia inédita para restaurar os recifes de corais da Baía de Todos-os-Santos, iniciou nesta quarta-feira (5), na Escola Municipal de Botelho, em Ilha de Maré, o segundo ano do “Corais de Maré Vai à Escola”. A iniciativa busca conscientizar estudantes da rede municipal da região sobre a importância do ambiente marinho, beneficiando diretamente mais de 270 alunos do Ensino Fundamental I e II, além de 80 professores e funcionários.

Durante a ação, os alunos são apresentados ao ecossistema marinho local, abordando as diferentes espécies que habitam os recifes. Os participantes do Corais de Maré, projeto da startup Carbono 14 patrocinado pela Braskem, também destacam para os estudantes os impactos que estas espécies sofrem com a ação humana e o risco de desaparecimento da fauna local. Ao final, a comunidade escolar é convidada a participar de uma ação de limpeza da praia, momento no qual os jovens terão contato direto com alguns organismos marinhos.

“As iniciativas do Corais de Maré estão alinhadas a um dos pilares de nossas ações socioambientais, que é o Combate às mudanças climáticas. Em três anos, o projeto transplantou mais de 2,2 mil colônias de corais nativos da Baía de Todos-os-Santos, recuperando uma área de 7 mil m² no fundo do mar. Além da restauração dos recifes, a atuação em salas de aula tem se mostrado uma ferramenta eficaz para conscientizar as futuras gerações”, salienta Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Além da Escola Municipal de Botelho, a segunda edição do Corais de Maré Vai à Escola será realizada também nas escolas municipais Claudemira Santos, de Bananeira e Nossa Senhora de Fátima.