A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), uma moção de louvor ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O requerimento, proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirma que o americano “deve ser enaltecido e lembrado como um dos melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido”.
A aprovação da moção ocorre no mesmo dia em que o presidente americano afirmou que o Brasil “não tem sido bom” para os Estados Unidos e, por isso, deve implementar novas tarifas para o país.
“O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom”, afirmou Trump. “Vamos divulgar um dado sobre o Brasil, acredito, no final desta tarde ou amanhã de manhã”, garante. E completa: “O Brics foi criado para desvalorizar nosso dólar. Qualquer um que esteja no Brics receberá uma cobrança de 10%”.
O texto, de caráter simbólico, ressalta feitos dos primeiros cem dias de governo Trump. Entre eles, cita o “perdão dos envolvidos no incidente de 06 de janeiro de 2021, no Capitólio dos EUA”. A menção ao Capitólio faz um aceno ainda para a lei da anistia para os envolvidos no 8 de janeiro de 2023, tema que segue em análise do Congresso, frequentemente comparado com a invasão em Washington.