A iniciativa do Programa Ser+ vai beneficiar mais de 130 trabalhadores de quatro cooperativas de Salvador e Camaçari
Para marcar o Dia Internacional das Cooperativas, que este ano é celebrado em 5 de julho, a Braskem realizou novas entregas do Programa Ser+ na Bahia, reforçando seu compromisso com a economia circular e o desenvolvimento social. As quatro cooperativas de reciclagem de Salvador e Camaçari que participam do programa foram beneficiadas com equipamentos como esteiras de triagem, mesas de separação, transformador de energia, câmeras de segurança, além de oficinas de saúde e segurança do trabalho. As ações impactam diretamente mais de 130 cooperados, promovendo melhores condições de trabalho, produtividade e qualidade de vida.
A Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental, de Salvador (Camapet), recebeu mesa de separação, suporte de bag e esteira de triagem, otimizando o processamento de até 120 toneladas de resíduos por mês. “Com esses novos equipamentos, poderemos controlar melhor o material e o tempo, aumentando a produtividade, as condições de trabalho e, consequentemente, a renda. Acredito que irá impactar positivamente na qualidade de trabalho dos nossos 24 cooperados”, afirma Elenildes de Souza Duarte, presidente da entidade.
Também em Salvador, a Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), que conta com 59 cooperados e recicla cerca de 150 toneladas por mês, recebeu um novo transformador de energia. “O equipamento vai nos ajudar a economizar, além de abrir portas para energia limpa no futuro”, destaca Luís Rebouças, coordenador administrativo e financeiro da CAEC.
Já a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary), também sediada na capital baiana, recebeu portões de ferro, câmeras de segurança e sensores de luz com controle remoto. A cooperativa será beneficiada ainda com programas de saúde ocupacional e gerenciamento de riscos. “As melhorias trazem mais tranquilidade e segurança para nossa sede e qualidade de vida para todos nós”, comenta Genivaldo Ribeira, o Tico, diretor administrativo da Cooperguary, que recicla cerca de 80 toneladas de resíduos por mês e possui 30 cooperados.
Na Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc) foi promovida uma oficina de saúde e segurança do trabalho e diversidade, que beneficiou 19 cooperados. O foco foi o uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs), prevenção de riscos e promoção de um ambiente mais justo e inclusivo. “Quanto mais falarmos sobre saúde, segurança do trabalho e respeito, mais o grupo ganha”, ressaltou Jerônimo Bispo dos Santos, presidente da Coopmarc.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, ressalta que as ações do Ser+ vão além do fomento à gestão de resíduos. “Nosso compromisso é atuar apoiando as cooperativas, ouvindo suas necessidades e promovendo melhorias reais que podem impactar diretamente na dignidade do trabalho e na renda dos cooperados”, salienta.
Criado em 2009, o Programa Ser+ apoia o desenvolvimento socioeconômico das cooperativas de reciclagem e de seus cooperados nos cinco estados onde a Braskem tem operações industriais – Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul -, beneficiando 23 cooperativas e mais de 690 cooperados em todo o país.