Circuito Filmes que Voam! realiza Seminário sobre ampliação do circuito exibidor e conecta periferia, festivais e instituições culturais

Crédito da imagem: Foto de Fabrício Rocha

Encontro GRATUITO acontece em Salvador de 21 a 25 de outubro e reúne profissionais do audiovisual de várias regiões do Brasil, EUA, Colômbia e Alemanha com programação de debates e exibição de filmes

A produtora e distribuidora Borboletas Filmes (@borboletasfilmes) realiza entre os dias 21 e 25 de outubro, um seminário sobre a importância da ampliação do circuito exibidor no Brasil. A programação é gratuita e conta com cinco dias de atividades em diferentes espaços culturais da cidade, reunindo nomes do audiovisual de todo o Brasil e convidados internacionais. A iniciativa marca o fechamento do projeto Circuito Filmes que Voam! que levou exibições, oficinas e formações a regiões periféricas de Salvador durante um ano e meio

O seminário propõe reflexões sobre a distribuição audiovisual e o papel de salas públicas, mostras e festivais na democratização do acesso ao cinema brasileiro. As ações vão ocorrer nos equipamentos culturais que integraram o projeto, Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), Cine Teatro Lauro de Freitas, Espaço Cultural Alagados (Uruguai) e Casa da Música de Itapuã, além de uma atividade especial no Saladearte CineMAM, espaço emblemático para o circuito de cinema em Salvador.

A programação contará com a exibição de filmes e reunirá representantes de instituições, festivais e entidades ligadas ao cinema em rodas de diálogo, exibições e encontros formativos. Entre os destaques estão Vanessa Lopez e Daniela Mazzilli, que falarão sobre a preservação de obras audiovisuais; Paulo Alcoforado Diretor da Ancine; além de nomes como Suzana Argolo (Saladearte), Henrique Dantas, Cláudio Marques, Lula Oliveira, Rosélis Câmara, Gisela Fonseca (Colômbia), Zakiya Carr (EUA) e Uriara Maciel (Alemanha), que participarão de mesas e trocas sobre festivais, mostras e distribuição de filmes no Brasil e no exterior.

Entre os destaques estão debates sobre preservação de obras, vivências educacionais e internacionais, o papel dos espaços culturais e dos festivais de cinema. O público também poderá assistir a longas e médias-metragens como Um é Pouco, Dois é Bom de Odilon Lopez, A Batalha da Rua Maria Antônia de Vera Egito, Quarta-Feira de Bárbara Santos e João Pedro Prado e Batatinha e o Samba Oculto da Bahia, de Pedro Abib.

Camila de Moraes, idealizadora da Borboletas Filmes, cineasta e coordenadora do projeto, ressalta que o intercâmbio com profissionais de outros estados e países é essencial para trocar experiências e ampliar horizontes no audiovisual. A cineasta também destaca que o Circuito Filmes que Voam! sempre teve como propósito fortalecer a representatividade no audiovisual brasileiro com o protagonismo para obras e autores negros e indígenas.

“A ideia com o Seminário é criar pontes, relações, conexões e documentos para que tenhamos esses lugares de exibição garantido e estruturado, seja ele nos bairros, dentro de festivais ou nas salas comerciais”, reforça Camila de Moraes

Ela acrescenta ainda que promover intercâmbios culturais com a periferia de Salvador e reunir profissionais de diferentes regiões é uma experiência transformadora. Para Camila, cada ação do projeto busca aproximar artistas e comunidades do fazer audiovisual, ampliando referências e mostrando que pessoas negras, indígenas e periféricas podem ter suas histórias contadas e alcançar visibilidade no cinema brasileiro. “A nossa proposta é dialogar sobre outras narrativas dentro do audiovisual, com um olhar de pertencimento , afirma.

O projeto Circuito Filmes que Voam!” foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

SERVIÇO:

Seminário Importância da Ampliação do Circuito Exibidor no Brasil

21 a 25 de outubro

Cine Teatro Solar Boa Vista, Cine Teatro Lauro de Freitas, Espaço Cultural Alagados, Casa da Música de Itapuã e Saladearte Cinema do MAM

Atividade gratuita e aberta ao público

Programação Completa:

21.10.2025 (terça-feira) – Cine Teatro Solar Boa Vista

16h às 18h – Roda de Diálogo Vivências Educacionais, com Rommel Neves (IFMA/Timon-MA) e Cris Medeiros (Centro de Educação Ambiental – RS)

19h – Importância da preservação de obras audiovisuais – Caso da restauração e digitalização em 4K do longa “Um é Pouco, Dois é Bom”, com Vanessa Lopez e Daniela Mazzilli

19h30 – Exibição do longa “Um é Pouco, Dois é Bom”, de Odilon Lopez

22.10.2025 (quarta-feira) – Cine Teatro Lauro de Freitas

15h às 17h – Roda de Diálogo Espaços Culturais e a Vivência com o Cinema, com representantes da Lei Paulo Gustavo (Secult/BA)

19h – Exibição do longa “A Batalha da Rua Maria Antônia”, de Vera Egito

23.10.2025 (quinta-feira) – Espaço Cultural Alagados

15h às 17h – Vivência no Circuito Comercial, com Suzana Argollo, Daniela Mazzilli e Leandro Pardí

18h – Exibição do média “Quarta-Feira”, de Bárbara Santos e João Pedro Prado

18h30 – Roda de Diálogo Vivência Internacional, com Zakiya Carr (EUA) e Uriara Maciel (Alemanha)

24.10.2025 (sexta-feira) – Casa da Música de Itapuã

15h às 17h – Vivências de Festivais e Mostras de Cinema, com Gisela Fonseca (Colômbia), Rosélis Câmara, Luiz Alberto Cassol e outros

18h – Exibição do média “Batatinha e o Samba Oculto da Bahia”, de Pedro Abib

19h – Roda de Samba com o grupo Samba da Resistência

25.10.2025 (sábado) – Saladearte Cinema do MAM

15h30 às 18h – Roda de Diálogo entre Distribuidores, Exibidores, Entidades do Audiovisual e Ancine, com Paulo Alcoforado, Suzana Argollo, Cláudio Marques, Vitor Rocha, Priscilla Andreata, Carla Almeida, Gabriel Pires, Henrique Dantas e Lula Oliveira

SOBRE: Borboletas Filmes é uma Produtora e Distribuidora de conteúdo audiovisual, voltada para realização, produção, distribuição e gestão de conteúdos culturais, com expertise acentuada para os conteúdos audiovisuais identitários.