O Governo do Estado lançou na última quarta-feira (17), o Projeto Verão 2025/2026. Com o tema ‘Verão da Bahia. Um Estado de Alegria!’, a gestão estadual anunciou as medidas nas áreas de segurança, cultura, turismo, saúde, direitos humanos e infraestrutura, com o objetivo de garantir um verão seguro e acolhedor para baianos e turistas.
De acordo com o secretário da Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, as ações terão como papel simbolizar a força da identidade baiana.
A programação cultural terá início no dia 1º de janeiro, com o Pôr do Som, no Farol da Barra. O Governo ainda apoia as principais festas de largo, como a Lavagem do Bonfim (15/01), a Lavagem de Santo Amaro (26/01) e a Lavagem de Itapuã (05/02), todas amparadas pelo Programa Ouro Negro.
Além da apresentação do Ministereo Público na tradicional Festa de Iemanjá, no dia 2 de Fevereiro, na Praia da Paciência.
Outro grande destaque das ações é o projeto ‘Amô pelo Pelô’, que irá promover a ocupação dos largos do Pelourinho com uma programação diversa.
Entre as atrações já confirmadas estão Olodum, Márica Short, Osba, Viola de Doze, Josyara, Cortejo Afro e Nara Couto.
O calendário também inclui a Virada Cultural dos Museus, que reúne entre 30 e 36 horas ininterruptas de atividades, com shows, exposições, oficinas, videomapping, performances e ações educativas, o Verão nos Bairros, com ações em equipamentos culturais do Estado.
“A cultura é o coração do verão baiano. Nosso compromisso é valorizar artistas, tradições populares e fortalecer a produção cultural em todo o estado, garantindo acesso democrático e respeito às nossas raízes”, afirmou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro.
Por meio da Bahiagas, o Governo irá apoiar projetos como Ensaios de Verão do Olodum, a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, a Lavagem do Beco do Fuxico, o Cortejo Afro, o Bloco “Hoje Eu Posso”, Palhaços do Rio Vermelho, Verão Afropercussivo – AFROSAMBAH, Bailinho Axé 40, Banho de Mar à Fantasia, Carnaval do Imbuí, Pré-Carnaval no Dois de Julho, além de eventos na Região Metropolitana e interior do estado.
