O colorido das baianas e do balé afro, o som da percussão do grupo KannibaisBale, que expressa a força das tradições baianas, marcaram a recepção aos 19 participantes do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, nesta segunda-feira (3), no Aeroporto Internacional de Salvador. Organizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a ação especial recepcionou franceses e africanos, que se apresentam na capital baiana, durante evento que será realizado de quarta-feira (5) a sábado (8).
O receptivo simboliza a hospitalidade e o orgulho cultural da Bahia, oferecendo aos visitantes uma amostra da identidade que torna o estado um dos destinos turísticos mais vibrantes do país. “Receber esses participantes com essa energia da cultura baiana é mostrar, logo na chegada, o que temos de mais autêntico. Essa experiência sensorial e afetiva prepara o visitante para viver os próximos dias do festival mergulhado em arte, diálogo e diversidade”, destacou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista, Patrícia Seabra.
A programação do Festival Nosso Futuro será marcada por debates, exposições, cinema, gastronomia e apresentações artísticas que reúnem grandes nomes do Brasil, da França e da África. A abertura oficial acontece no Museu de Arte Moderna da Bahia, na quarta-feira (5), às 17h, seguida do concerto da artista Senny Câmara, às 21h. Nos dias seguintes, o público poderá acompanhar o Fórum Brasil-França: Diálogos com a África, com discussões sobre justiça ambiental, cidades inclusivas, afrofeminismos e cultura urbana. Entre os convidados, estão nomes como Achille Mbembé, Erika Hilton, Denise Ferreira da Silva, Christiane Taubira e Najat Vallaud-Belkacem.
Os turistas que já chegam à cidade elogiaram a recepção e expressaram a expectativa quanto ao evento. Em sua primeira visita à Bahia, a diretora do Instituto Francês em Paris e uma das organizadoras do Festival Sophie Renaud destacou o momento como “[uma] oportunidade de realizar um encontro entre Brasil, França e o continente Africano. A recepção foi muito agradável, com a música, a dança e as baianas típicas”.
O prefeito do bairro Yoff da cidade de Dakar na capital de Senegal, Seydina Issa Laye Samb, contou sobre sua programação na capital baiana, “estou vindo para o Festival e aqui falarei sobre mudanças climáticas. Minha primeira vez aqui e pretendo conhecer alguns pontos turísticos”. Com o festival, Salvador reafirma sua grande força como destino de turismo cultural. Mais detalhes sobre a programação através do link Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África.
