A ortodontista radicada na Bahia, Alice Spitz, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na University of Pennsylvania e professora do curso de Especialização em Ortodontia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi uma das palestrantes brasileiras do 10º Congresso Internacional de Ortodontia, realizado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro.
O evento, promovido pela World Federation of Orthodontists (WFO), é considerado o maior congresso mundial da especialidade, e reuniu cerca de 7 mil ortodontistas de diversos países. Durante sua participação, Alice realizou (em inglês) a palestra “Clear Aligners: From Hype to Evidence”, em tradução livre: Alinhadores Transparentes: Do Hype à Evidência. Na oportunidade, ela apresentou uma análise objetiva e atualizada sobre o tratamento com alinhadores transparentes. A especialista destacou estudos recentes, discutiu dados relacionados ao tempo de tratamento e compartilhou casos clínicos que mostram estratégias eficazes para tornar a terapia mais previsível e eficiente.
“Além da revisão crítica da literatura, compartilhei casos clínicos que ilustram estratégias capazes de otimizar resultados e tornar a terapia com alinhadores mais eficiente e previsível. A proposta foi mostrar, de forma objetiva e baseada em evidências, como selecionar melhor os casos e conduzir tratamentos mais assertivos”, destacou
Intercâmbio
Além de sua contribuição científica, a ortodontista ressaltou o impacto único do congresso. “O que mais me impressionou foi a riqueza de perspectivas clínicas e científicas reunidas no mesmo evento. O 10º IOC recebeu ortodontistas de diversos países que apresentaram abordagens inovadoras, pesquisas recentes e experiências clínicas muito variadas. Essa diversidade tornou a troca de conhecimento ainda mais produtiva, evidenciando como a ortodontia avança rapidamente em direção a tratamentos mais previsíveis, individualizados e sustentados por evidências”.
Além disso, para Alice, ver o Brasil sediando um evento dessa magnitude, reforçou o quanto a ortodontia brasileira é respeitada no cenário internacional. “O trabalho feito aqui é amplamente admirado no exterior. E poder compartilhar conhecimento em um palco global, evidenciando a qualidade do que produzimos e contribuindo para o avanço da especialidade, é motivo de grande orgulho e responsabilidade”, finalizou.
Sobre o evento
Realizado a cada cinco anos, o International Orthodontic Congress (Congresso Internacional de Ortodontia) é o principal encontro mundial da ortodontia. Em sua 10ª edição, marcou história ao ser sediado pela primeira vez no Brasil, reunindo pesquisadores, professores e clínicos de todos os continentes para discutir avanços científicos e tendências da especialidade. Mais informações estão disponíveis no site: https://wfo2025rio.org/.

