Reconhecimento Facial da SSP bate recorde anual ao alcançar 2.000 foragidos em 2025

Crédito da imagem: Foto de Divulgação/ Ascom SSP

Este ano, a tecnologia auxiliou na captura de procurados por tráfico de entorpecentes, homicídio, roubo, estupro, entre outros delitos.

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia bateu nesta terça-feira (23), o recorde anual com a localização de 2.000 foragidos da Justiça. Este foi o maior número de prisões realizadas pelo videomonitoramento inteligente em aproximadamente um ano.

Implantadas na capital, RMS e interior, as câmeras inteligentes ficam distribuídas em pontos fixos, definidos após análise das Forças de Segurança. A ferramenta também é utilizada em grandes eventos, permitindo também a contagem de público.

Em 2025, as equipes dos Centros Integrados de Comunicações (CICOMs) auxiliaram na captura de homicidas, procurados por prática de roubo, traficantes, foragidos por furto, entre outros crimes.

“Parabéns a todos os homens e mulheres, profissionais da Segurança Pública pelo excelente resultado. Todos que trabalham nos CICOMs recepcionando os alertas, além das equipes que estão nas ruas e realizam a busca ativa até efetuar a captura”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Acrescentou ainda que o Estado continuará investindo em tecnologia, fortalecendo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência (POI).