SDE participa de painel sobre economia solidária no Festival Brasil Nordeste

Crédito da imagem: Foto de Mário Marques/Ascom SDE

A atividade integrou a programação do evento, que reúne representantes de governos e movimentos sociais dos nove estados do Nordeste

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta sexta-feira (09), do painel Parlamento e Economia Popular e Solidária, durante a programação do 1º Festival de Economia Popular e Solidária, que teve início na quinta-feira (07) e segue até domingo (11), no Centro de Convenções de Salvador. A atividade integrou a programação do evento, que reúne representantes de governos, movimentos sociais e empreendimentos solidários dos nove estados do Nordeste, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à valorização da economia popular e solidária.

Durante o painel, foram discutidos os desafios e avanços na construção de marcos legais e estratégias institucionais para o fortalecimento da economia solidária no Brasil.

“É essencial que os governos reconheçam e incentivem práticas econômicas baseadas na cooperação, na autogestão e na valorização dos saberes locais. A economia solidária não é apenas uma alternativa, mas uma resposta concreta aos desafios da inclusão produtiva e do desenvolvimento sustentável”, afirmou o coordenador de Comércio e Serviços da SDE, Valbete Sá, que representou a pasta no debate.

A mesa contou também com as participações da deputada federal Lídice da Mata; do coordenador da Frente Parlamentar de Economia Solidária no Congresso Nacional, deputado federal Fernando Mineiro; da deputada estadual Olívia Santana; do representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Fernando Zamban; do representante do Governo do Ceará, Renan Ridley; da representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Débora Rodrigues; do representante do Comitê Ecosol do Consórcio Nordeste, Milton Barbosa; e da vereadora de Salvador, Aladilce Souza. A mediação foi feita pela secretária do Governo do Rio Grande do Norte, Iris Oliveira.

Além dessa participação, a SDE marcou presença também no painel Inclusão e Geração de Renda nos Festejos e Eventos Populares, com a contribuição de Lídice Berman, idealizadora do 1º Fórum Nordeste de Economia Circular — realizado em 2023 pelo Governo da Bahia, por meio da própria secretaria. A atividade integrou a programação do festival e abordou caminhos para fortalecer a economia criativa e solidária a partir das manifestações culturais, promovendo inclusão social e geração de renda nas comunidades.

O Festival de Economia Popular e Solidária é promovido pelo Consórcio Nordeste, em parceria com o Governo da Bahia, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da SDE. A programação inclui feira com cerca de 500 expositores, oficinas, painéis, atividades culturais e apresentações musicais.