Um suspeito morreu após ser baleado durante uma operação policial, denominada “Operação Força Total”, realizada na manhã desta quinta-feira (17) na cidade de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá. A ação, que contou com a participação da Polícia Militar e da Rondesp, tinha como objetivo cumprir mandados de prisão contra indivíduos envolvidos em crimes na região.
Em razão da operação, que mobilizou um grande número de policiais e viaturas em Mutuípe, as aulas foram suspensas na Creche Proinfância Emília Gomes, localizada na região do Alto da Cajazeira, como medida de segurança.
Segundo o Tenente-coronel Manoilzo Bonfim Cordeiro, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, um dos suspeitos com mandado de prisão em aberto foi detido e levado para a Delegacia Territorial de Mutuípe.
Um segundo suspeito, que não possuía mandado de prisão, teria reagido à abordagem policial. Houve um confronto e o indivíduo foi atingido. Ele foi socorrido e levado ao Hospital e Maternidade Clélia Rebouças, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A identidade do homem morto não foi divulgada.
Na ocasião, a casa de uma idosa de 82 anos, Alice Maria de Jesus, foi invadida por um jovem que tentava fugir de criminosos, e a mulher acabou sendo baleada. Alice Maria foi socorrida ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas faleceu na noite de segunda-feira (14). O comandante acrescentou que o suspeito morto não seria morador da região.
“Durante a operação, nós nos deparamos com algumas situações, aonde um dos elementos tinha mandado de prisão em aberto, foi preso, conduzido para a delegacia. Outro elemento, apesar de não ter mandado de prisão, estava no local e, ao avistar a presença da Polícia Militar, ele fugiu, reagiu à prisão e, infelizmente, veio a óbito. Os dois estavam portando drogas e um estava com arma”, detalha o oficial.