Evento virtual acontece nesta segunda (27), às 19h, no YouTube do TPI, com presenças de Mãe Ilza e Marinho Rodrigues
Ilhéus, 24 de outubro de 2025 — O bailarino, coreógrafo e diretor artístico do Balé Folclórico da Bahia (BFB) e jurado do quadro Dança dos Famosos, da TV Globo, Zebrinha, a sacerdotisa do Terreiro Matamba Tombenci Neto, Mãe Ilza Mukalê, e o presidente da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, Marinho Rodrigues, participam do 12º episódio da série de lives O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30 anos.
O bate-papo virtual acontece nesta segunda-feira, 27 de outubro, às 19h, no canal do YouTube do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), e terá como tema “O encontro do Teatro Popular de Ilhéus com o Terreiro Matamba Tombenci Neto”. A mediação será do dramaturgo e diretor do TPI, Romualdo Lisboa, que conduz toda a série.
Para Lisboa, este episódio tem um significado especial na trajetória do grupo. “O Terreiro Matamba Tombenci Neto é uma das matrizes espirituais e culturais mais importantes da nossa história. Celebrar essa conexão é reafirmar que o TPI só existe porque honra sua ancestralidade. Este episódio é, antes de tudo, um agradecimento.”
Zebrinha — Bailarino formado em dança clássica e moderna na Stedelijk Conservatorium en Dans Academie de Arnhem (Holanda), após receber bolsa integral no Alvin Ailey American Dance Center (EUA), atuou como solista em companhias europeias como Ballet de Monte-Carlo, Paradis Latin e Alcazar de Paris. Dividiu o palco com Tina Turner e Liza Minnelli, foi rosto de marcas como Cartier e Adidas, e coreografou produções como Besouro, Ó Paí Ó, Lado a Lado, Mr. Brau e o musical Dona Ivone Lara. Liderou eventos culturais no Brasil, África e Europa — incluindo o FESMAN, no Senegal — e é referência para uma geração de artistas baianos.
Sobre a série — Com episódios semanais até dezembro, O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30 anos reúne nomes que marcaram a história do Teatro Popular de Ilhéus, preservando e celebrando sua contribuição para o teatro afro-brasileiro e a memória cultural do país.
Sobre o TPI — O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada que completa 30 anos de atuação, com mais de 40 espetáculos montados. É parcialmente financiado pelo programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.
PNAB — Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura — Governo Federal.

